O Prefeito de Florianópolis recentemente dirigiu-se à população para abordar as críticas relativas ao alargamento da Praia dos Ingleses. Após a maré alta na segunda-feira passada (6) causar estragos em propriedades e estruturas na região norte da ilha, o prefeito publicou um vídeo em todas as redes sociais. Nele, ele destacava a importância e necessidade da obra de expansão da faixa de areia, método este semelhante ao empregado em vários países desenvolvidos.
O Prefeito esclareceu que o grande objetivo do alargamento é precisamente proteger a orla de fenômenos como as ressacas, impedindo que as ondas atinjam diretamente residências e calçadões. Além disso, insistiu que a manutenção regular é um processo comum em todas as cidades litorâneas do mundo.
Maré Alta Causa Estragos, mas Faixa Ampliada Ajuda a Conter Danos
De acordo com a prefeitura, a maré alta chegou a atingir 1,40 metro, um número acima da média histórica. Com o avanço das ondas, muros caíram, condomínios e espaços como piscinas e estacionamentos foram afetados. A Defesa Civil registrou danos em 12 residências e observou que cinco postes de iluminação pública foram prejudicados pela força das ondas e pelo movimento da areia.
Não obstante o impacto da maré alta, o alargamento feito recentemente na praia ajudou a diminuir os prejuízos. A maior parte do avanço das ondas se concentrou em cerca de 300 metros do Canto Sul, um local mais vulnerável da praia. No entanto, o restante dos 3,3 quilômetros de orla, que tiveram a faixa de areia aumentada, não foram afetados.
Estão sendo realizadas ações emergenciais e vistoria técnica
Na manhã do dia seguinte, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade realizaram uma vistoria técnica. As equipes da COSIP estão focadas na recuperação da rede de iluminação pública e na garantia da segurança na área.
A Prefeitura informou que as ações emergenciais foram ampliadas com o objetivo de mitigar os danos e prevenir futuros impactos. A manutenção da faixa de areia foi antecipada e será concentrada nas áreas mais afetadas.
Existem Planos para Construção da Nova Avenida Beira-Mar dos Ingleses
Além das medidas de emergência, a administração municipal está simulataneamente trabalhando em projetos de longo prazo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA). A proposta inclui a construção da nova Avenida Beira-Mar dos Ingleses, com a construção de estruturas de reforço da base da orla para reduzir os efeitos futuras ressacas e marés altas.
A Defesa Civil de Florianópolis está continuamente monitorando as áreas litorâneas e as previsões meteorológicas. A previsão é de que a maré reduza gradualmente nos próximos dias, diminuindo a possibilidade de novos problemas.
Compromisso com a Recuperação da Orla
O Prefeito de Florianópolis reiterou o compromisso da gestão municipal em manter a manutenção contínua das praias e a proteção da costa. As obras de alargamento são essenciais tanto para o equilíbrio ambiental e turístico da cidade, quanto para a segurança das famílias que vivem à beira-mar.
O Portal Agora Floripa e a Prefeitura continuarão suas ações de recuperação e monitorização dos impactos da maré alta no norte da ilha. Além disso, as medidas tomadas pela Prefeitura incluem a garantia da estabilidade da orla e a proteção de áreas urbanas próximas.