O historiador da arte, Andrew Graham-Dixon, acredita ter descoberto a verdadeira identidade do modelo retratado em “Garota com um Brinco de Pérola” de Johannes Vermeer (1665). Ele sugere que o retrato foi inspirado por Magdalena, filha dos principais patrocinadores de Vermeer, Pieter Claeszoon van Ruijven e Maria de Knuijt.
Baseando sua teoria em evidências documentais, Graham-Dixon indica que Vermeer estava intimamente conectado com a família Van Ruijven em Delft, Holanda. Ele argumenta que a família era da igreja radicalmente cristã dos Remonstrantes, que se esforçavam para viver de acordo com os princípios bíblicos, especificamente seguindo o exemplo de Maria Madalena.
Graham-Dixon supõe que Magdalena foi a modelo para o retrato quando tinha cerca de 10 anos e aos 12, assumiu publicamente seu compromisso com a fé religiosa de sua família. Ele sugere que, em “Garota com Brinco de Pérola”, ela está retratada como Maria Madalena, cuja vida a igreja Remonstrantes aspirava imitar.
O retrato referenciado, “Garota com Brinco de Pérola”, tornou-se novamente o foco de um estudo científico conduzido pelo Museu Mauritshuis em Haia, onde a obra é exibida. O estudo observou as reações do cérebro dos espectadores do retrato.
O estudo identificou um fenômeno conhecido como “loop de atenção sustentado”, onde a atenção do espectador é atraída repetidamente para os olhos do retrato, a boca, a pérola e, em seguida, de volta para os olhos. Este ciclo visual mantém a atenção do espectador por mais tempo do que em outros retratos.
Martin de Munnik, da empresa de pesquisa Neurensics, responsável pelo estudo, afirmou que o espectador é irresistivelmente atraído para o retrato, goste ou não.
Johannes Vermeer (1632–1675) é um dos nomes mais celebrados da Era de Ouro da Holanda, conhecido por suas cenas domésticas meticulosamente detalhadas. Apesar de um sucesso moderado durante sua vida, a obra de Vermeer ganhou reconhecimento mundial no séculos seguintes, com “Garota com Brinco de Pérola” sendo sua representação mais admirada e enigmática.