Como Consumir Pão Sem Impactar Negativamente Sua Dieta

Como Consumir Pão sem Prejudicar a Dieta: Dicas Expert de Nutricionista

O pão é um alimento tradicional e muito presente na dieta dos brasileiros. Porém, existe uma constante discussão acerca do seu impacto na saúde e na dieta. De acordo com especialistas, a questão principal reside na composição e no tipo consumido.

Segundo a nutricionista Giovanna Baleeiro, da clínica Doctor Puro em São Paulo, o pão tradicional de trigo moderno pode ter efeitos negativos quando consumido com frequência. “O trigo moderno passou por modificações genéticas que aumentaram a quantidade de glúten, e o uso de herbicidas como o glifosato pode afetar a microbiota intestinal, aumentando a permeabilidade do intestino e provocando inflamação”, explica a nutricionista. Além disso, consumir esse tipo de pão diariamente pode levar a picos glicêmicos, compulsão alimentar e resistência insulínica.

Opções de Pão para Inserir na Dieta

De acordo com Giovanna Baleeiro, a melhor maneira de incluir o pão na alimentação sem prejudicar a dieta é optar por versões artesanais e de fermentação natural. Pães sem glúten ou feitos com farinhas alternativas, como arroz integral, grão-de-bico, amêndoas ou batata-doce, além de opções low carb ou proteicas, são altamente recomendados.

“Sempre que possível, combine o pão com proteínas e gorduras boas, como ovos, pastinhas, azeite, queijos fermentados ou abacate. Isso ajuda a reduzir o impacto glicêmico e mantém a saciedade por mais tempo”, sugere Giovanna.

dois pães dourados e com linhaça marrom e dourada em cima, xícara marrom com linhaça ao lado
Versões de pão sem glúten ou artesanais podem integrar a rotina alimentar (Imagem: Lena Bukovsky | Shutterstock)

O Pão não Deve ser a Base da Alimentação

Conforme indica a abordagem funcional e integrativa, o consumo diário do pão de trigo moderno não é recomendado. Contudo, versões sem glúten ou artesanais podem integrar a rotina alimentar, desde que haja variação de farinhas para não sobrecarregar o intestino. “O ideal é não ter o pão como base da alimentação, mas, sim, como opção eventual e de qualidade”, afirma a nutricionista.

Alternativas ao Pão Tradicional

Se o objetivo é reduzir ou substituir o pão, existem alternativas funcionais: tapioca com chia ou linhaça, crepioca, panquecas funcionais de banana, ovo e aveia sem glúten, wraps de folhas, pão de frigideira low carb com farinhas funcionais, muffins proteicos ou opções naturais como batata-doce, quinoa e arroz integral.

Texto por Sarah Monteiro

Sair da versão mobile