Após mais de 20 anos no PSDB, Eduardo Leite formaliza ingresso no PSD

Eduardo Leite Se Filia ao PSD Após 24 Anos no PSDB

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, oficializou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) nesta sexta-feira (9). Após uma longa trajetória de 24 anos no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), a solenidade ocorreu na sede do PSD em São Paulo e contou com a presença de líderes partidários e aliados.

Durante o evento, Leite expressou seus sentimentos em relação à troca partidária: “Eu tive mais tempo de vida no PSDB do que fora do partido. Eu estive 24 anos em um partido político e procurei um caminho por onde eu possa me enxergar por uma longa jornada, por muitos e muitos anos. Então, quando foi falado aqui que ‘para o PSD você vem e não se preocupe em procurar outro caminho depois porque aqui será bem acolhido’, eu venho com esse sentimento.”

PSD Recebe Leite com Entusiasmo

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, salientou a chegada de Leite como um potencial pré-candidato à Presidência da República, destacando suas qualidades e preparo. Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos do governo de São Paulo e membro do PSD, descreveu Leite como um símbolo de renovação.

A filiação de Leite ao PSD segue o exemplo da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que também ingressou na sigla em fevereiro. O PSDB, através de uma nota oficial, expressou seu pesar pela decisão do governador gaúcho: “Lamentamos que essa decisão ocorra exatamente no momento em que o PSDB está se reconstruindo e se fortalecendo para voltar a liderar um projeto nacional de centro, longe dos extremos. A fusão com o Podemos, caminho que estamos construindo para fortalecer o PSDB, contou inclusive com o voto do próprio governador Eduardo Leite.”

Perspectivas Futuras

Eduardo Leite tem manifestado o desejo de se apresentar como uma opção de “terceira via” na disputa presidencial de 2026. As discussões sobre sua filiação ao PSD foram retomadas em 2024, sendo que o governador já havia sido convidado a mudar de partido em 2022, mas na ocasião recusou.

Fonte: https://gazetabrasil.com.br/politica/2025/05/10/853071/