Considerada uma mudança significativa na agricultura familiar, o programa Operação Terra Forte planeja implementar três iniciativas em Canoas. Esses projetos receberão até R$ 30 mil cada para revigorar seus rendimentos. A iniciativa é promovida pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do governo estadual.
**SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!**
[Imagem: Agricultura familiar contribui para a renda municipal | abc+]
As inscrições para selecionar essas iniciativas estão abertas até sexta-feira (17). Interessados podem se candidatar presencialmente no escritório da Emater, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), no Centro.
Os projetos contemplados em Canoas são parte do primeiro eixo do programa, visando atender ao Plano Individual de Ações Integradas (PIAI) de cada agricultor. Serão apoiadas ações nos segmentos produtivo, ambiental e social, para recuperar e fortalecer a resiliência climática.
Este programa faz parte do Planejamento do Rio Grande do Sul, visando propriedades em todo o estado. O investimento inicial é de R$ 300 milhões, financiado pelo Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs).
## Como se Inscrever
O projeto é voltado para agricultores familiares, indígenas, quilombolas, colonos da reforma agrária e pecuaristas familiares. Este grupo precisa ter Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Declaração de Pecuarista Familiar (DPF) – todos ativos.
Durante a inscrição, é necessário apresentar um documento com foto e o CAF, DAP ou DPF ativo. Além disso, você deve indicar qual atividade produtiva será priorizada no Plano Individual de Ações Integradas (Piai), se selecionado.
## Como Funciona a Seleção
De acordo com a SMDEI, três projetos serão contemplados em Canoas, além da indicação de um suplente. Para selecionar os beneficiários, o CMDR seguirá alguns critérios, incluindo:
– Necessidade de recuperação de solo na matriz produtiva;
– Protagonismo jovem e feminino na gestão da atividade produtiva;
– Residência da família na propriedade da UPF;
– Propensão do beneficiário para adoção de tecnologias e cumprimento das recomendações técnicas;
– Disponibilidade da propriedade para atuar como referência técnica na extensão rural;
– Distribuição territorial descentralizada no município.
## Programa Estadual Busca Aumentar Resiliência Climática
Os contemplados receberão o valor depositado em uma única parcela no Cartão Cidadão Banrisul, “para execução de medidas de recuperação e resiliência nas propriedades, de acordo com o plano de ação elaborado”.
O atendimento ao plano individual é o primeiro eixo de atuação da Operação Terra Forte, cujo objetivo é recuperar o solo e promover práticas sustentáveis de agricultura familiar. O objetivo é aumentar a resiliência climática das propriedades selecionadas.
Outros três eixos são voltados para o fornecimento de assistência, aquisição de tratores agrícolas e criação de um comitê de planejamento e coordenação do programa. No total, 15 mil agricultores familiares serão beneficiados diretamente, além de 150 mil unidades produtivas, indiretamente.
O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Covatti, declara que esta é a maior iniciativa voltada para o setor. “Mais do que um investimento financeiro, é uma mudança de cultura no uso e manejo do solo, valorizando práticas que ajudam a reter água e equilibrar o ciclo hidrológico, fortalecendo a agricultura familiar como base da produção de alimentos”, destaca.