Mulheres Líderes na Corrida do Ouro: Conheça as Possíveis Grandes Vencedoras

Em cada peça de ouro que Farzana Ghani possui, guarda-se memórias especiais. Farzana, natural do Paquistão e atualmente residente em Miami, Flórida, adquiriu várias destas peças notáveis durante eventos marcantes da sua vida, como o seu casamento, a peregrinação muçulmana conhecida como Hajj e o nascimento da filha.

Farzana considera o ouro não só um bem precioso, mas também um investimento seguro, principalmente em momentos em que os preços deste metal precioso atingem níveis recordes.

Desde os tempos antigos, o ouro é conhecido como um dos bens mais confiáveis para investir. Para as famílias do sul da Ásia, essa tradição se estende ainda mais, com a prática de mães transferirem o ouro para suas filhas se mantendo forte mesmo em tempos modernos. Essa tradição é tão arraigada que mulheres desta região muitas vezes herdam até mesmo saris, tradicionais trajes indianos, bordados com fios de ouro.

Nas atuais circunstâncias econômicas voláteis, em meio a agenda tarifária caótica do presidente dos EUA, Donald Trump, e a expectativa de um corte nas taxas de juros pelo Federal Reserve (FED), a segurança do ouro tem atraído cada vez mais investidores. Os preços do ouro já bateram o recorde de US$ 4 mil por onça troy, chegando a um aumento de 54% só neste ano.

As mulheres sul-asiáticas,que têm hábito de investir a maior parte de seus ativos em ouro, estão emergindo como grandes participantes deste mercado crescente.

De acordo com dados do World Gold Council, a Índia ocupou o segundo lugar no mercado mundial de joias de ouro em 2023, atrás apenas da China. Os cidadãos do país adquiriram um total impressionante de 611 toneladas de joias de ouro só naquele ano.

No cenário global de 2025, noivas do sul da Ásia não são as únicas que estão investindo no ouro. Na verdade, devido à guerra comercial instigada por Trump, investidores em todo o mundo estão buscando transferir seus ativos para moedas menos voláteis.

O Banco da Reserva da Índia, por exemplo, aumentou suas reservas de ouro em 35% nos últimos cinco anos. No entanto, os cidadãos do sul da Ásia ainda estão reticentes em vender seu ouro, mesmo com os preços atuais.

No fim das contas, para pessoas como Farzana Ghani, o ouro representa muito mais que um simples investimento. É uma herança de família preciosa, um bem seguro e valioso que pode ser passado de geração em geração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *