Na terça-feira (14), o Governador João Azevêdo se reuniu com Francisco Ferreira Alexandre, o novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Durante o encontro que aconteceu na Granja Santana, em João Pessoa, foram discutidas pautas de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento da região. O Governador também destacou as ações realizadas pelo Governo da Paraíba para assegurar a melhoria da qualidade de vida da população da região.
A Importância da Cooperação
João Azevêdo ressaltou a cooperação estabelecida entre os estados da região e a Sudene. De acordo com ele, a Paraíba tem mostrado bons resultados no cenário nacional graças a gestão fiscal exemplar, que recebeu a nota A+ pela Secretaria do Tesouro Nacional. A excelência na gestão fiscal abre horizontes para a realização de grandes investimentos nos mais diversos segmentos, gerando emprego e renda e promovendo um aumento progressivo nas vendas no setor varejista.
Projetos em Andamento
Entre os projetos que estão sendo implementados, o Governador destacou o Polo Turístico Cabo Branco. Ele falou orgulhosamente dos mais de R$ 2,7 bilhões que tem sido investidos na iniciativa privada para a construção de nove resorts e três parques temáticos. Nesses empreendimentos, os investimentos da Sudene e do Banco do Nordeste têm sido de grande peso.
A reunião com o superintendente da Sudene também foi marcada pela discussão acerca de outros projetos como a construção do radiotelescópio Bingo e da Cidade da Astronomia, que estão sendo erigidos no Sertão do Estado. Além disso, o Governador falou sobre os avanços que estão sendo feitos para a inauguração do Centro Internacional de Computação Quântica na Paraíba.
Compromisso com o Desenvolvimento Regional
O superintendente da Sudene, Francisco Ferreira Alexandre, disse estar pronto para o diálogo e desenvolvimento de projetos que possam contribuir para o progresso regional e sustentável dos estados. Ele celebrou as ações do Governador João Azevêdo e falou sobre os planos de investimento da Sudene para o estado.
Ao final da tão produtiva reunião, Francisco Alexandre revelou que a Sudene espera aumentar o volume de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste em 10% no próximo ano em relação a 2025. Isso resultará na destinação de R$ 3,3 bilhões a projetos de infraestrutura em diversas áreas.
Vale destacar que também participaram do encontro os secretários Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Rômulo Polari Filho (diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – Cinep), o coordenador-geral de Gestão Institucional da Sudene, Pabllo Brandão, além do vereador de João Pessoa Marcus Henriques.