JD Vance expressa choque com decisões da China sobre terras raras

O vice-presidente americano, James David Vance, em entrevista à Fox News, declarou que, apesar da valorização da relação com a China pelo presidente Donald Trump, o governo americano está atônito pela recente decisão do governo chinês a respeito das terras raras.

“Podemos aprimorar nosso relacionamento, mas isso não será possível se a China barrar o acesso global aos produtos que eles fabricam”, articulou JD Vance. Em sua perspectiva, o grande controle que a China possui sobre minerais críticos configura-se uma “emergência nacional”.

Complementando seu ponto de vista, Vance disse que Trump está disposto a considerar todas as possibilidades em relação à China e que perseguirá os interesses nacionais. “Haverá uma dança complexa entre a China e os EUA; tudo depende da reação chinesa”, disse. Além disso, ele observou que, se a China responder de maneira razoável, Trump também será razoável.

A nova tarifa de 100% sobre importações chinesas aplicada por Trump veio como retaliação à acusação de que Pequim impôs uma série de restrições à exportação de minerais de terras raras na semana passada. Este aumento na tensão ameaça minar meses de progresso nas negociações comerciais entre os dois países.

Além disso, para mais esclarecimento sobre a escalada de tensões comerciais entre EUA e China, confira os links abaixo:

– [Guerra comercial: Entenda recente escalada das tensões entre EUA e China](https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/guerra-comercial-entenda-recente-escalada-das-tensoes-entre-eua-e-china/)
– [China deve retaliar EUA e escalar guerra comercial, diz especialista](https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/china-deve-retaliar-eua-e-escalar-guerra-comercial-diz-especialista/)
– [China promete retaliação caso Trump não recue de tarifa adicional de 100%](https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/china-promete-retaliacao-caso-trump-nao-recue-de-tarifa-adicional-de-100/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile