Nutricionista de renome, Daniel Cady, aos 40 anos, apoia a ideia de uma alimentação bem equilibrada sem a necessidade de dietas restritivas. Em uma entrevista à revista Quem, o esposo da cantora Ivete Sangalo, de 53 anos, falou sobre sua criação em uma casa onde a “comida de verdade” era muito valorizada. Este princípio agora é incorporado à rotina de sua casa com sua esposa e seus filhos: Marcelo, 15 anos, e as gêmeas Marina e Helena, 7 anos.
Cady, que já viveu como atleta, entende com sua experiência o quanto uma alimentação saudável é importante. Relembrando seu passado, diz “Tive a sorte de ser filho de um atleta e uma médica”. Antes de optar por Nutrição, Cady inicialmente se matriculou em Engenharia Química, porém decidiu abandonar o curso após dois anos de estudos.
Ao falar sobre o quanto influenciou nos hábitos alimentares de Ivete Sangalo, Daniel brinca, “Ela já era fitness, mas agora nem tanto (risos). Ela compreende muito bem a nutrição desde que passou a viver comigo. Eu disse a ela: ‘Esqueça as dietas. As dietas levam a um comportamento de privação seguido por excessos, resultando no popular efeito sanfona. Nós devemos nos focar em comer de maneira saudável’”.
Ele ressalta que o segredo é evitar extremismos. “Uma alimentação saudável se baseia no consumo de frutas, verduras, saladas, sopas e legumes. Quando nos privamos excessivamente dos alimentos que gostamos, isso pode levar a um rebote fazendo com que comamos alimentos não saudáveis”, explica.
Cady assim como Ivete tem um bom conhecimento de seu próprio corpo e identifica alimentos que não fazem bem para ele. “Ela notou que tem intolerância à lactose e ao glúten. Portanto, em nossa casa, tomamos todos os cuidados necessários. O ideal é preparar uma refeição que seja adequada a todos, é inviável se cada um tiver uma dieta separada”.
O nutricionista critica o chamado “terrorismo nutricional”, que é muito comum nas redes sociais. “Na verdade, isso é mais uma técnica de vendas do que uma tentativa real de ajudar. Assustar uma pessoa dizendo que certo alimento causa câncer apenas para vender um produto diferente não é uma boa prática”, avalia.
Acredita que a base de uma boa alimentação deveria ser a comida caseira compartilhada em família. Como profissional, defende a comida e acredita que os nutrientes devem vir direto dos alimentos e não apenas de suplementos. “Não devemos perder a capacidade de reunir a família para uma refeição, preparar a comida juntos e passar um tempo de qualidade juntos”
Segundo Cady, o futuro da nutrição está na simplicidade. “O futuro reside no consumo consciente — menos alimentos processados e mais comida de verdade. Isso é o que eu defendo e acredito e, isso é o meu propósito”, conclui.