Rodrigo Caetano, o Coordenador Executivo Geral das Seleções Masculinas da CBF, sublinhou a importância do trabalho coletivo na nova fase da equipe sob a liderança de Carlo Ancelotti. A entrevista, conduzida por Wellington Campos da Itatiaia, revelou que o foco principal do trabalho é resgatar o mindset que marcou os maiores sucessos da seleção brasileira.
Em busca do espírito coletivo
“Atrás disso, tem algo que nós sempre conversamos internamente. Em situações passadas, quando o Brasil foi campeão do mundo ou chegou à final, o coletivo sempre prevaleceu sobre o individual”, afirmou Caetano. O dirigente ainda destacou que as proezas individuais aparecem naturalmente quando o grupo prioriza o trabalho coletivo.
De acordo com ele, essa é uma questão que Ancelotti enfatiza constantemente nas conversas com a comissão técnica e os jogadores. “Ancelotti sempre deixa claro que a união de todos fortalece o coletivo, desde que a gente mentalize isso. Não é só antes de entrar em campo, é no dia a dia, nas palestras, nos vídeos, na convivência. Não é falar nos destaques, mas no todo”, salientou.
Ancelotti: um líder que orienta o grupo
Caetano também apontou que a mudança de mentalidade não se limita à retórica. Segundo ele, a atmosfera da Seleção vem sendo cultivada há algum tempo para valorizar o trabalho conjunto. “Na prática, é mais do que só um discurso. A chegada de Ancelotti, pelo seu tamanho, pela trajetória e pelo respeito que tem, tem um peso muito grande”, explicou o dirigente.
Ele também elogiou a liderança do técnico italiano e sua habilidade para orientar o time. “Ao falar sobre o coletivo e o objetivo de todos, ele tem um histórico suficiente para indicar o caminho. Tenho certeza de que os jogadores estão cientes disso e seguindo o grande líder que é Carlo Ancelotti”, ressaltou.
Uma Mentalidade Nova Impulsionada por um Nome de Peso
Além de trazer uma nova mentalidade para a equipe, Ancelotti também trouxe sua vasta experiência e autoridade para o cargo. Caetano enfatizou isso ao discutir sua chegada à equipe, afirmando que a figura do técnico italiano tem um grande peso dentro do ambiente de trabalho do time.
Em suas palavras finais, Caetano enalteceu a liderança efetiva de Ancelotti e a confiança que os jogadores têm nele. Vendo Ancelotti como um “grande líder”, ele acredita que o técnico tem o que é preciso para conduzir a Seleção Brasileira até o sucesso mais uma vez.
Ancelotti Reacts to Performances
Ancelotti também foi elogiado por suas reações às performances de Estêvão e Rodrygo durante uma goleada da seleção. Acredita-se que esta tenha sido uma das melhores performances da seleção sob a sua supervisão.
Com Ancelotti no comando, a Seleção Brasileira busca mais um grande feito para adicionar ao seu rico histórico de sucesso no futebol. A principal chave para isso, como Caetano afirmou, será um espírito de coletividade e unidade que destaca o valor de cada membro da equipe.