Canudo Ecológico de Casca de Ovo Criado por Estudantes Baianas do Interior da Bahia

Estudantes de Bahia Criam Canudo Ecológico a Partir de Cascas de Ovo

No Colégio Estadual de Tempo Integral Anísio Teixeira, localizado em Palmas de Monte Alto, Bahia, três estudantes inovaram ao criar um canudo ecológico feito de um material único: cascas de ovo. A iniciativa é de Maria Alice, Luma Badaró e Lorrany Lopes, que estudam na área de educação pública estadual.

Ideia Sustentável Surge na Sala de Aula

A inspiração para o projeto surgiu durante uma aula de geografia, quando a professora Elivania Prates provocou uma discussão sobre os impactos ambientais resultantes do uso de plástico. Incitadas pela conversa, as estudantes buscaram alternativas sustentáveis e perceberam o potencial das cascas de ovo como uma alternativa viável.

A Contribuição dos Canudos Ecológicos

Os canudos desenvolvidos pelas estudantes são diferentes dos canudos tradicionais, feitos de plástico, metal ou bambu. Em uma entrevista ao G1, elas explicaram: “Nosso canudo usa um resíduo orgânico que seria normalmente descartado, favorecendo a economia circular e reduzindo o impacto ambiental”.

Planos Futuros Para o Projeto

Maria Alice, Luma e Lorrany já têm planos para o futuro do projeto. Além de sua proposta ecológica, elas planejam comparar o ciclo de vida ambiental dos canudos sustentáveis com os convencionais e desenvolver um design mais atraente, especialmente para crianças. Elas também consideram registrar a patente do produto.

Registro de Patente em Consideração

“Estamos pensando em registrar a patente. É uma proteção essencial para garantir nossa exclusividade e evitar cópias. Este projeto não é apenas uma ideia criativa, é uma solução viável, baseada em ciência, com grande potencial de impacto ambiental e econômico”, afirma Maria Alice.

A importância da Educação Científica

Ueliton Oliveira, professor orientador, enfatiza o papel crucial da ciência na educação. Ele acredita que: “Inserir os jovens na educação científica e empreendedora é fundamental para a formação integral do aluno. Isso estimula o pensamento crítico, a criatividade e o protagonismo juvenil”.

Origem do Projeto

A ideia surgiu a partir da participação em exposições de ciências realizadas pela escola, que têm incentivado os alunos a criar soluções inovadoras para problemas reais – como a poluição causada pelos resíduos plásticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *