Candidatura Conjunta do Rio de Janeiro e Niterói para Jogos Pan-Americanos de 2031
Os prefeitos Eduardo Paes, da cidade do Rio de Janeiro, e Rodrigo Neves, de Niterói, apresentaram ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) um documento que formaliza a candidatura conjunta das duas cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos e Para-Pan-Americanos de 2031. Este marco representa um avanço significativo na aspiração de realizar novamente um grande evento esportivo.
O presidente do COB, Marco La Porta, anunciará, no próximo dia 29 de janeiro, qual cidade brasileira será selecionada para representar o país na competição internacional. Existem rumores de que São Paulo, que estava inicialmente na disputa, pode desistir, reconhecendo a força da candidatura conjunta do Rio de Janeiro e Niterói, que já têm experiência em sediar eventos como o Pan de 2007 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Decisão Final em 2025
A escolha da cidade sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 ocorrerá no final de 2025. A candidatura do Rio de Janeiro e Niterói é considerada uma das favoritas no cenário internacional, principalmente devido ao histórico de sucesso em organizar grandes eventos esportivos. O Rio de Janeiro enfatiza que os Jogos Olímpicos de 2016 foram os que menos utilizaram recursos públicos na história, segundo dados levantados pela própria cidade. A expectativa é que a infraestrutura já existente e a experiência acumulada sejam fatores decisivos na escolha final.
*Com informações de Rodrigo Viga
*Reportagem produzida com auxílio de IA
video-url