Um fascinante “halo solar” foi observado na Curva da Jurema em Vitória na manhã deste sábado (11), por volta das 10h45. A maravilha natural foi registrada pelo fotógrafo do Folha Vitória, Thiago Soares.
O fenômeno também foi avistado em outras cidades da Grande Vitória e é conhecido como halo solar, um belo espetáculo óptico causado por nuvens de alta altitude chamadas cirrustratus.

De acordo com o Climatempo, essas nuvens são formadas por pequenos cristais de gelo em forma hexagonal, que agem como prismas naturais. Ao refratar a luz do sol, esses cristais dividem o raio branco nas várias cores do arco-íris, resultando no incrível círculo luminoso ao redor do sol.

Embora às vezes o halo possa aparecer completo, em outras situações ele pode ser visto apenas em partes – tudo depende da espessura e uniformidade das nuvens. As nuvens cirrustratus normalmente se formam a altitudes entre 6 e 10 quilômetros e apresentam a aparência de um véu fino e esbranquiçado no céu.
De acordo com meteorologistas, o halo solar pode ser observado em qualquer época do ano, desde que haja essas nuvens específicas no céu.
Em alguns casos, o fenômeno pode até mesmo prever a chegada de tempestades, pois costuma indicar um aumento na nebulosidade nas camadas mais altas da atmosfera.
Texto sob a supervisão da editora Erika Santos.