Durante uma chamada com Donald Trump, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva solicitou que a sobretaxa de 40% sobre os produtos brasileiros fosse suspensa durante as negociações, de acordo com declaracões feitas pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin.
Pedido de Lula a Trump
“O pedido do presidente Lula para o presidente Trump foi que, durante a negociação, suspenda os 40%. Este foi o objetivo. Durante a negociação, suspenda os 40%”, declarou Alckmin à imprensa.
Reunião Lula e Trump
Lula e Trump se encontraram em 6 de outubro. Nessa reunião, Trump designou o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para continuar as negociações com Alckmin, o chanceler brasileiro Mauro Vieira, e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Opinião de Alckmin sobre Marco Rubio
Na opinião do presidente em exercício, Marco Rubio não deverá ser um problema para o progresso das negociações. Alckmin acredita que Trump foi muito claro ao afirmar que o objetivo é o diálogo e entendimento, uma posição que sempre foi defendida pelo Brasil.
Nova reunião agendada
Na próxima sexta-feira, 17, Mauro Vieira tem uma reunião agendada com Marco Rubio em Washington para discutir a tarifa e as medidas restritivas impostas às autoridades brasileiras.
Futuro encontro entre Lula e Trump
Além das negociações conduzidas pelas equipes brasileira e americana, Lula e Trump concordaram em se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu um encontro na Cúpula da Asean, na Malásia, e se ofereceu para viajar aos Estados Unidos.
Impacto das tarifas sobre as exportações brasileiras
Segundo Alckmin, 42% das exportações brasileiras para os EUA não são afetadas pelo aumento das tarifas. O governo estima que cerca de 34% dos produtos produzidos no Brasil tenham sido impactados diretamente pela tarifa de 50%.