A Casa do Imperador, localizada em Novo Hamburgo, foi recentemente tombada como patrimônio histórico. Este edifício está situado na Avenida Coronel Travassos, no bairro Rondônia, dentro do Parque Floresta Imperial e é reconhecido como uma das estruturas mais antigas da cidade de Novo Hamburgo. A casa, além de seu valor histórico, ainda carrega uma lenda sobre uma potencial visita do Imperador Dom Pedro II nos anos 1800.
O procedimento de tombamento foi formalizado pelo prefeito Gustavo Finck e oficializado para a Comusa Serviços de Água e Esgotos em um evento na Fundação Scheffel. No mesmo dia, a Casa Júlio Adams, outra construção histórica de Novo Hamburgo, também foi tombada.
Para mais informações sobre Novo Hamburgo e sua comunidade, sinta-se à vontade para entrar em contato através do WhatsApp.
Seu estado de conservação, no entanto, tinha decaído nos últimos anos. A Casa do Imperador estava fechada para visitações há mais de uma década. A Comusa assumiu a administração do Parque Floresta Imperial em 2019 e tomou medidas imediatas para preservar o prédio, cobrindo-o com uma lona para evitar danos adicionais.
O secretário de Cultura de Novo Hamburgo, Ângelo Reinheimer, destacou a importância do tombamento, já que agora a casa pode ser restaurada com fundos das leis de incentivo, como a Lei Rouanet e a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do governo do Estado.
Segundo Paulo Roberto Kopschina, diretor-geral da Comusa, o tombamento da Casa do Imperador eleva a propriedade à categoria de patrimônio histórico-cultural de Novo Hamburgo, tornando sua manutenção e cuidado obrigatórios por lei.
A história da Casa do Imperador inclui um rumor de que o próprio Imperador Dom Pedro II teria se hospedado na casa durante sua visita à região em 1860, para inspecionar o projeto de imigração alemã. A casa, o parque e até mesmo a região foram nomeados em sua honra.
Apesar da falta de confirmação sobre se Dom Pedro realmente se hospedou nesta casa, Kopschina enfatizou a importância de preservar a casa como um símbolo da herança cultural da cidade de Novo Hamburgo.
O projeto de restauração da Casa do Imperador ainda está em sua fase inicial, sem data confirmada para conclusão. Mas, a equipe da secretaria de cultura da cidade, liderada por Ângelo Reinheimer, já está trabalhando no projeto, juntamente com o time da Comusa. Mesmo com os desafios, a restauração dessa casa histórica é vista como um passo importante na preservação da história rica e única de Novo Hamburgo.