“Comitiva do Vaticano na COP30: Preparação de Ações Pastorais em Belém”

A presença oficial da Santa Sé na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, foi confirmada pelo Vaticano nesta terça-feira. Com o Vaticano representado pela delegação chefiada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, a participação do Papa não ocorrerá devido a compromissos prévios.

Os dez representantes diretos da Santa Sé que compõem a delegação incluem o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que servirá como chefe adjunto. Também estarão presentes membros de várias instituições católicas, incluindo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM).

A delegação terá oportunidade de participar das negociações internacionais da COP na área oficial, conhecida como Blue Zone, além das atividades paralelas organizadas pela Arquidiocese de Belém. A hospedagem dos representantes terá lugar numa casa religiosa de retiros propriedade da Arquidiocese.

A comissão arquidiocesana encarregada da recepção e acompanhamento da Santa Sé é presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo emérito de Belém, e coordenada por Dom Paulo Andreolli, bispo auxiliar da Arquidiocese.

Além da presença institucional do Vaticano na COP30, a Igreja Católica está organizando uma vasta programação pastoral que terá lugar ao mesmo tempo que a conferência de 11 a 16 de novembro de 2025. Com o tema “Igreja na COP30”, a iniciativa visa a promover a reflexão e o engajamento da sociedade em torno do cuidado com a “Casa Comum”, em consonância com as encíclicas Laudato Si’ e Laudate Deum.

A programação será dividida em quatro polos temáticos distribuídos pela Região Metropolitana de Belém. Estes incluem o Polo Social, no Colégio Santa Catarina de Sena, voltado para movimentos sociais e ONGs católicas; o Polo Educação e Saúde, na Faculdade Católica de Belém, com foco em universidades e instituições de saúde; o Polo Juventude, no Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci; e o Polo Sustentabilidade, em Santa Bárbara, onde se reunirão as paróquias e comunidades locais.

As atividades previstas incluem painéis temáticos, oficinas, celebrações litúrgicas, apresentações culturais e ações de sensibilização ambiental. No dia 12 de novembro, haverá uma coletiva de imprensa da CNBB Nacional, seguida pela “Caminhada dos Mártires da Casa Comum”, saindo do Colégio Santa Catarina de Sena em direção à Basílica Santuário de Nazaré.

A COP30 é um evento internacional que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações e representantes da sociedade civil para discutir ações de mitigação e adaptação à crise climática global.