Liquidação de US$ 18 bi em Criptomoedas: Impacto das Tarifas dos EUA contra a China

O impacto na Criptomoeda da ameaça de Trump de taxação adicional sobre importações chinesas

No cenário mundial, a ameaça do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa adicional de 100% nas importações da China colocou as criptomoedas em um mar de volatilidade. Tal anúncio de sexta-feira (10) provocou uma liquidação significativa no setor de criptomoedas. Para elucidar esses acontecimentos, vamos explorar o contexto e o impacto subsequente desencadeado por essa ação.

A Reação do Mercado de Criptomoedas

Algumas moedas digitais proeminentes incluindo Bitcoin, Ether e Solana sofreram a brunt of the sell-off, com as liquidações gerais totalizando $18,28 bilhões às 13h47, de acordo com dados da plataforma de análise CoinGlass.

Específico para as principais moedas, cerca de $5 bilhões em Bitcoins, $4 bilhões em Ether e $2 bilhões em Solana foram liquidados nas últimas 24 horas. Confirmado por CoinGlass, este foi o “maior evento de liquidação na história das criptomoedas”.

O Desempenho de Bitcoin, Ether e Solana

Na sexta-feira, o Bitcoin sofreu uma queda significativa, passando de $111.616,20 para $103.000. O Ether e Solana não foram exceção, pois ambos experimentaram quedas acentuadas de $4.365,63 para $3.742,88 e $223,10 para $178,72, respectivamente.

Triunfos das Criptomoedas sob a Presidência de Trump

As criptomoedas tiveram um notável ascensão desde que Trump assumiu o cargo, graças principalmente à sua mudança de postura em relação ao Bitcoin. Ele passou de se opor ao Bitcoin como “não baseado em nada”, para endossar criptomoedas, promovendo sua moeda meme e até prometendo uma reserva estratégica de criptomoedas.

Trump inclusive emitiu uma ordem executiva permitindo que ativos digitais fossem incluídos nos planos 401(k), impulsionando ainda mais o Bitcoin para um recorde de $124.000 na semana passada.

As Crescentes Tensões Comerciais entre EUA e China

Ventos de tensão continuam soprando no cenário comercial entre Washington e Pequim, com as restrições chinesas à exportação de minerais essenciais de terras raras acendendo as chamas.

Conclusão

O mundo das criptomoedas é frequentemente influenciado por complexas dinâmicas geopolíticas e macroeconômicas. As decisões tomadas nas salas de poder podem desencadear ondas em todo o setor. O episódio mais recente envolvendo a ameaça de Trump de impostos adicionais sobre as importações chinesas serviu como mais um exemplo eloquente disso.

(Contribuição de John Towfighi e Allison Morrow para este relatório da CNN)