“Resultado de Caso Suspeito de Metanol é Divulgado em Novo Hamburgo”

A Prefeitura de Novo Hamburgo divulgou o resultado do exame de um paciente de 21 anos com suspeita de intoxicação por metanol neste domingo (12). O Centro de Informações Toxicológicas (CIT) realizou análises, que confirmaram que o paciente não se intoxicou pela substância após o consumo de bebidas alcoólicas, conforme os protocolos da Secretaria Estadual da Saúde. O laudo negativo foi confirmado na sexta-feira (10).

[![](https://midia.gruposinos.com.br/_midias/jpg/2023/06/28/800×500/1_upa_canudos__3_-21041340.jpg)](https://midia.gruposinos.com.br/_midias/jpg/2023/06/28/800×500/1_upa_canudos__3_-21041340.jpg)

*UPA Canudos | Foto: Arquivo/GES-Especial*

A investigação foi conduzida pela Vigilância Epidemiológica do Município, acompanhada pelo CIT, que recebeu a amostra coletada pelo Laboratório Municipal de Novo Hamburgo. O resultado negativo encerra a suspeita, conforme os protocolos da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do próprio CIT.

A suspeita surgiu após um homem de 21 anos ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos no início da semana passada. Após o atendimento médico, o paciente foi liberado da UPA ao ser verificada a condição de melhora clínica, sem a evolução de sintomas.

Até o momento, no Rio Grande do Sul, um caso deste tipo foi confirmado. O paciente é um homem de 42 anos, residente em Porto Alegre, que relatou ter consumido o destilado em São Paulo (SP) no dia 26 de setembro. Após atendimento médico inicial, ele já foi liberado.

O metanol é um solvente altamente tóxico e sua ingestão pode resultar em intoxicação grave, com risco de cegueira irreversível e morte, devido à sua biotransformação em ácido fórmico no organismo. O crescente número de notificações de casos graves em outros estados elevou a situação ao status de Evento de Saúde Pública (ESP). Em caso de suspeita de intoxicação por consumo de bebida alcoólica, a orientação é que se procure imediatamente atendimento médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *