As diferenças de gerações no Brasil e em especial no Espírito Santo estão sendo colocadas à prova por uma nova tendência viral nas redes sociais. A “trend dos privilégios”, como é conhecida, destaca as disparidades que existem entre as diferentes gerações e realidades sociais.
A dinâmica do desafio incentiva as pessoas a darem um passo à frente se tiveram certos benefícios durante a infância, como a oportunidade de estudar em escolas particulares, ter um par de tênis novo a cada ano ou receber presentes regularmente. Esses aspectos, que são considerados normais para algumas crianças, eram verdadeiros luxos para os adultos de gerações anteriores.
O apresentador Fernando Fully, de 55 anos, representante do Espírito Santo na TV Vitória, também participou dessa tendência nas redes sociais junto com seus filhos, Nando e Lorenzo. Durante a gravação, o apresentador refletiu sobre suas próprias realidades de infância e contrastou-as com as experiências de vida dos seus filhos.
“A bicicleta eu só tive a partir dos 8 anos e depois fui ter apenas na pré-adolescência. Também nunca tive um videogame. Meus filhos, por outro lado, não conhecem a fantástica Enciclopédia Barsa, à qual eu tinha acesso.”, disse Fully.
O apresentador lembrou que na sua infância seu pai, um tenente reformado, cuidava de um orfanato com cerca de 60 crianças, e destacou o importante papel que essa experiência desempenhou na sua educação.
“E isso é o que eu sempre passo para meus filhos: respeite as pessoas e as diferenças”, afirmou.
Famosos também aderem à “tendência dos privilégios”
Celebridades como a cantora Simone Mendes também aderiram à nova tendência. A cantora emocionou seu filho, Henry Diniz, ao mostrar a diferença de privilégios entre sua criação e a dele.
O vídeo no Instagram, gravado pelo marido de Simone, Kaká Diniz, mostra perguntas sendo feitas sobre experiências cotidianas. Por exemplo, se eles sempre tinham material escolar novo, se tomavam café da manhã todos os dias, ou se comeram o primeiro pedaço de pizza antes dos 10 anos.
Quando percebeu que sua mãe continuava parada, o pequeno Henry questionou se ela também não iria dar um passo à frente. Foi nesse momento que o garoto se emocionou ao ver sua mãe dando um passo à frente após o marido perguntar se ela já havia trabalhado na infância.
Essa tendência viral nas redes sociais não só deixa em evidência as diferenças de privilégios e oportunidades entre as diferentes gerações e realidades sociais, mas também serve como um importante lembrete para valorizar e apreciar as coisas que temos.