Donald Trump Anuncia Criação de Fundo Soberano dos EUA
Na última segunda-feira (3), o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva com o intuito de estabelecer um fundo soberano dos Estados Unidos. O TikTok foi mencionado como uma potencial aquisição inicial para esse novo fundo. O anúncio ocorreu no Salão Oval, cumprindo assim uma promessa de campanha do presidente.
Comparação com Outros Países
Trump destacou que os maiores e mais ricos fundos soberanos do mundo pertencem a países como China, Noruega e nações ricas em recursos do Oriente Médio. No entanto, ainda não está claro como o fundo dos EUA será capitalizado. “É um evento muito empolgante. Vamos ter um fundo soberano, algo que nunca tivemos”, afirmou Trump, comparando os Estados Unidos a outros países menores que já possuem esses fundos.
TikTok e Outras Possíveis Aquisições
O presidente mencionou o TikTok como uma possível aquisição para o novo fundo soberano, afirmando: “Como exemplo, o TikTok, talvez façamos algo… e podemos colocá-lo no fundo soberano, o que quer que ganharmos, ou se fizermos uma parceria com pessoas muito ricas – temos muitas opções, mas podemos colocá-lo como exemplo no fundo. Temos muitas outras coisas que podemos colocar no fundo.”
A possível venda do TikTok, que conta com aproximadamente 170 milhões de usuários nos EUA, seria uma medida para evitar uma tarifa de 10% anunciada por Trump na sexta-feira anterior. O presidente justificou a tarifa como uma forma de combater a exportação de fentanil, uma droga responsável pela morte de pelo menos 281 mil americanos nos últimos quatro anos.
Perspectivas para o Fundo Soberano
Trump previu que, em “um curto período de tempo”, os Estados Unidos terão um dos maiores fundos soberanos do mundo. “O fundo da Arábia Saudita é grande, mas eventualmente vamos superá-lo. Vamos criar muita riqueza para o fundo”, afirmou.
Implementação do Projeto
Scott Bessent, secretário do Tesouro, e Howard Lutnick, secretário de Comércio, são os responsáveis pela implementação do projeto. Ambos comentaram sobre o plano. “Vamos estabelecer isso nos próximos 12 meses. Vamos monetizar os ativos dos Estados Unidos para o povo americano. Vamos colocar os ativos para trabalhar”, disse Bessent.
Lutnick acrescentou que “o tamanho e a escala extraordinários do governo dos EUA e os negócios que ele faz com as empresas devem criar valor para os cidadãos americanos”. Ele ainda sugeriu que, se os EUA forem comprar 2 bilhões de vacinas contra a COVID-19, poderiam adquirir participação e equity nas empresas responsáveis, gerando crescimento e benefícios para a saúde pública.
Fundos Soberanos no Mundo
O maior fundo soberano do mundo é o Fundo Global de Pensão do Governo da Noruega, com um valor de 1,7 trilhões de dólares, que obteve um lucro de 222,4 bilhões de dólares no ano passado a partir de reinvestimentos provenientes do petróleo do Mar do Norte. Fundos soberanos de países como China, Hong Kong, Abu Dhabi e Kuwait também possuem ativos superiores a 1 trilhão de dólares, assim como os fundos da Arábia Saudita e Singapura.
Durante a campanha, Trump havia mencionado que os recursos para o fundo viriam de tarifas e outras medidas inteligentes. O fundo será utilizado para investimentos em infraestrutura, como rodovias, aeroportos, polos industriais, pesquisa médica e mais, conforme afirmado na época.